Loading...

Formação profissional

Programa de Promoção de Competências de Autorregulação na Escrita

4-01

O programa tem como objetivo principal dotar professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico com um conjunto de estratégias autorregulatórias no desenvolvimento e qualidade da escrita de composições. O programa contempla a estória Sarilhos do Amarelo (Rosário, Núñez-Pienda & González, 2007), uma narrativa educativa e preventiva que oferece às crianças a oportunidade de adquirirem um vasto leque de estratégias de aprendizagem, desenvolvendo assim, a sua percepção de competência, controlo e autonomia.

[pix_button type=”simple_button” size=””]Ler mais[/pix_button]

Programa de Promoção do Sucesso a Matemática com Novas Tecnologias

 Hypatiamat

2-01

O desempenho escolar na Matemática é uma preocupação crescente junto da comunidade educativa. Sabemos que a literatura educacional aponta a promoção do sucesso na Matemática e a utilização corrente das TIC na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na atualidade. Para responder, construímos a aplicação hipermédia Hypatiamat (www.hypatiamat.com) centradas nos conteúdos de Matemática do 5.º ao 9.º ano, com o objetivo de promover uma aprendizagem da matemática fundamentada nos princípios da autorregulação da aprendizagem.

[pix_button type=”simple_button” size=””]Ler mais[/pix_button]

Programa de Promoção de Competências de Autorregulação em Crianças Sub-10

Sarilhos do Amarelo

15-01

Este projeto preventivo está orientado para equipar crianças do pré-escolar (5 anos) e do 1º Ciclo do Ensino Básico com estratégias e processos de autorregulação, de modo a aumentar a qualidade e profundidade das aprendizagens.
Ancorado numa estória, constitui uma oportunidade para trabalhar estratégias e processos de autorregulação que visam promover a permanência e o sucesso escolar.

[pix_button type=”simple_button” size=””]Ler Mais[/pix_button]

Programa de Promoção de competências de autorregulação no 2.º e 3.º Ciclo

(Des)venturas do Testas

 

 

16-01

 

A ferramenta “(Des)venturas do Testas” corresponde a 5 livros (5º – 9º ano, um por cada ano de escolaridade) que descrevem um conjunto de aventuras vividas pelo Testas ao longo da sua escolaridade. Esta estória constitui uma oportunidade para trabalhar um leque de estratégias de aprendizagem e processos de autorregulação, capacitando os alunos para aprenderem a aprender e, desta forma, promoverem o seu sucesso escolar. Neste sentido, são oferecidos aos educadores quer um marco teórico (um livro para pais e professores) que lhes permite compreender a estrutura do projeto, quer um leque alargado de propostas de atividades a desenvolver a partir das narrativas.

[pix_button type=”simple_button” size=””]Ler Mais[/pix_button]

Programa de Promoção das competências de autorregulação no Ensino Superior 

Cartas do Gervásio ao seu Umbigo

 

8-01

“As Cartas do Gervásio ao seu Umbigo” trata-se de uma ferramenta orientada para discutir com alunos do 1.º ano da Universidade questões sobre estratégias e processos de autorregulação da aprendizagem, equipando–os para poderem enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade.
Esta ferramenta corresponde a um conjunto de cartas de um aluno do 1.º ano, o Gervásio, dirigidas ao seu Umbigo. Nestes textos, o Gervásio discorre e reflecte sobre algumas das suas experiências na Universidade, acentuando o papel das estratégias e dos processos de autorregulação na sua aprendizagem.

[pix_button type=”simple_button” size=””]Ler Mais[/pix_button]

Trabalho de Casa como ferramenta de ensino-aprendizagem

3-01

Os TPC e a sua relação com o sucesso escolar é um tema educacional controverso que tem suscitado vozes acérrimas a favor e contra. Os TPC são, provavelmente, a estratégia instrutiva mais utilizada pelos alunos e pelos professores em todo o mundo. Por este motivo, a investigação sobre os TPC tem merecido muita atenção por parte de investigadores e de educadores a nível nacional e internacional.

[pix_button type=”simple_button” size=””]Ler Mais[/pix_button]