As Incríveis Aventuras de Anastácio, O Explorador

Enquadramento e objetivos Este projeto engloba um programa que integra uma narrativa pedagógica, As Incríveis Aventuras de Anastácio o explorador (http://anastacio-projecto.weebly.com/) e um programa orientador das sessões a realizar com as crianças dos 6 aos 12 anos com Paralisia Cerebral e síndromes neuromotores afins.

População-Alvo Crianças dos 6 aos 12 com diagnóstico de paralisia cerebral e síndromes neuromotores afins.

 Racional A evidência científica aponta para a existência de défices funcionais ao nível da organização, planificação e decisão em crianças com Paralisia Cerebral com implicações no seu rendimento escolar e nas atividades de vida diária (AVD). A promoção das competências de autorregulação da aprendizagem evidencia um forte potencial de estimulação das Funções Executivas implicadas nos processos de organização, planificação e decisão expressos nas competências autorregulatórias.

Metodologia As Incríveis Aventuras do Anastácio é uma narrativa acessível à população-alvo, construída de forma intencional para trabalhar os processos autorregulatórios, sem esquecer a importância da criatividade e imaginação das crianças. É através do potencial das estórias e da sua importância no desenvolvimento das crianças, que desenvolvemos atividades e contextos ótimos de reflexão e otimização de processos fundamentais ao contexto escolar e diário.

Operacionalização Este programa é aplicado em sessões de grupo com leitura da estória, desenvolvimento das atividades e treino cognitivo (memória de trabalho, alternância de estratégia, inibição e planeamento).